27 dezembro 2011

Coragem e Covardia ... Segurança e Liberdade...

Paysage aux oiseaux jaunes (Paisagem com pássaros amarelos) 
Paul Klee, 1923

“Se eu me demorar demais olhando Paysage aux oiseaux jaunes, de Klee, nunca mais poderei voltar atrás. Coragem e covardia são um jogo que se joga a cada instante. Assusta a visão talvez irremediável e que talvez seja a da liberdade. O hábito de olhar através das grades da prisão, o conforto de segurar com as duas mãos as barras, enquanto olho. A prisão é a segurança, as barras o apoio para as mãos. Então reconheço que a liberdade é só para muito poucos. De novo coragem e covardia se jogaram: minha coragem é possível. Começo então a pensar que entre os loucos há os que não são loucos. É que a possibilidade, que é a verdadeiramente realizada, não é para ser entendida. E à medida que a pessoa quiser explicar, ela estará perdendo a coragem, ela já estará pedindo; Paysage aux oiseaux jaunes não pede. Pelo menos calculo o que seria a liberdade. E é isso que torna intolerável a segurança das grades; o conforto desta prisão me bate na cara. Tudo o que eu tenho agüentado – só para não ser livre...”

Texto Paul Klee de Clarice Lispector extraído do livro Para não esquecer. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1999.

17 dezembro 2011

Cesaria Evora "Sodade" (Acoustic / TV5Monde)

Sodade...


O mundo perdeu hoje três ilustres figuras: Sérgio Britto, Joãosinho Trinta e Cesária Évora. Não há palavras para descrever o significado da ausência destes três artistas em suas respectivas áreas de atuação. É possível apenas dizer que neste dia a tristeza é enorme...

12 dezembro 2011

Gaby Amarantos...



Passei a minha infância em uma cidadezinha, chamada Castanhal, no estado do Pará. Naquela terra aprendi a ler e a escrever, dançar o carimbó, tomar tacacá, açaí com farinha de tapioca e comer pupunha. Brinquei em rios e no mar com minhas irmãs. Nossa casa tinha um quintal imenso. Ali brincávamos em volta das árvores. Uma delas era o jambu enorme, de copa verde e frutos rosa e rosa pink. Tinha um pé de cacau, uma imensa roda de bananeira. Laranjeira, limoeiro e pupunha... Que saudade deste tempo cheio de cor, de cheiros e de alegrias.

De lá carrego o respeito pela diversidade da terra, da cultura e do povo. E para nunca esquecer daquela terra linda e colorida, meu irmão caçula é um legítimo paraense...

Aproveito para registrar minha indignação pela falta de investimento dos governos no estado do Pará. Com certeza a situação é muito mais séria do que a mídia tem mostrado. 

Para manter a alegria e a esperança de que tudo pode dar certo, assistam ao vídeo da Gaby Amarantos, cantora considerada a Beyoncé do Pará, que junto com outros artistas locais alavancou o tecnobrega paraense.


01 dezembro 2011

Vogue Paris: Kate Moss é David Bowie


Kate Moss encarnar o alter ego de David Bowie, Ziggy Stardust(1970), para a capa da edição do mês de dezembro de 2011 da Vogue Paris.