22 outubro 2007

Moda: um olhar para o futuro


A cultura da moda consciente está ocupando cada vez mais espaço no mundo fashion. Marcas e estilistas prestigiados buscam novas formas para o desenvolvimento de roupas e acessórios usando tecidos de fibras naturais de plantas organicamente cultivadas e material descartado. Ao mesmo tempo surgem empresas preocupadas com a dignidade do trabalho humano, assegurando aos trabalhadores relações mais éticas. Esta nova postura é o fio condutor para o desenvolvimento de objetos de moda ética e ecologicamente corretos.

Por outro lado, os cuidados com o meio ambiente exigem consumidores mais conscientes, capazes de tomar pequenas iniciativas como separar o próprio lixo, usar sacolas de tecido, comprar alimentos orgânicos etc., buscando coletivizar atitudes menos predatórias.

As aulas da disciplina Laboratório de Criação têm como objetivo possibilitar a configuração e o desenvolvimento de objetos a partir do aproveitamento de materiais aparentemente inúteis, estimulando a percepção e a capacidade expressiva no trato com esses materiais e buscando nos mesmos qualidades plásticas que são imediatamente irreconhecíveis para a maioria das pessoas. Nesse trabalho, buscamos desenvolver um olhar atento, observador e responsável das coisas prosaicas da vida cotidiana e dar a esse material um novo uso ou, ainda, descobrir a beleza onde ela não está visível.

As roupas e objetos que agora são expostos pelo alunos do primeiro e terceiro períodos do Curso Tecnológico de Design de Moda do UNIBH fazem relação com o passado, com o presente e (principalmente) com o futuro. Numa tentativa de descobrir novos usos para esses materiais e produzir menos lixo, construímos peças que nos levam ao encontro daquelas dimensões mais humanas da nossa existência, tentando compreender o que já dissera o escritor mexicano Octavio Paz: “o artista deseja conquistar a eternidade, e o designer, conquistar o futuro; o artesão deixa-se conquistar pelo tempo”. 

O que nos orientou nesse semestre foi a consciência de que trabalhar com moda, no tempo em que vivemos, é percorrer muitos outros caminhos, romper fronteiras, vislumbrar novas perspectivas.

Texto Lucia Santiago
Autores dos objetos Pollyanna Silva Pereira e Raphael Gonçalves Ribeiro
Fotografia Raphael Gonçalves Ribeiro
Mais imagens: http://www.flickr.com/photos/raphaelribeiro

2 comentários:

Anônimo disse...

lucia,
foi muito bom fazer este trabalho!
vi que tenho muito pra fazer nessa área q escolhi, muito para criar, sempre soube q criação era oq gostava, mas quando vc cria alguma coisa e o resultado te agrada, isso se torna um incentivo muito bom.

aproveitando vo deixar meu flickr, tem algumas fotos minhas lá
bjus

http://www.flickr.com/photos/raphaelribeiro

Paulandre disse...

Amei a produção da turma. Por tudo e por ter ficado tão bem feito! =)
Esta modelo é ótima! =*