27 dezembro 2011

Coragem e Covardia ... Segurança e Liberdade...

Paysage aux oiseaux jaunes (Paisagem com pássaros amarelos) 
Paul Klee, 1923

“Se eu me demorar demais olhando Paysage aux oiseaux jaunes, de Klee, nunca mais poderei voltar atrás. Coragem e covardia são um jogo que se joga a cada instante. Assusta a visão talvez irremediável e que talvez seja a da liberdade. O hábito de olhar através das grades da prisão, o conforto de segurar com as duas mãos as barras, enquanto olho. A prisão é a segurança, as barras o apoio para as mãos. Então reconheço que a liberdade é só para muito poucos. De novo coragem e covardia se jogaram: minha coragem é possível. Começo então a pensar que entre os loucos há os que não são loucos. É que a possibilidade, que é a verdadeiramente realizada, não é para ser entendida. E à medida que a pessoa quiser explicar, ela estará perdendo a coragem, ela já estará pedindo; Paysage aux oiseaux jaunes não pede. Pelo menos calculo o que seria a liberdade. E é isso que torna intolerável a segurança das grades; o conforto desta prisão me bate na cara. Tudo o que eu tenho agüentado – só para não ser livre...”

Texto Paul Klee de Clarice Lispector extraído do livro Para não esquecer. Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1999.

17 dezembro 2011

Cesaria Evora "Sodade" (Acoustic / TV5Monde)

Sodade...


O mundo perdeu hoje três ilustres figuras: Sérgio Britto, Joãosinho Trinta e Cesária Évora. Não há palavras para descrever o significado da ausência destes três artistas em suas respectivas áreas de atuação. É possível apenas dizer que neste dia a tristeza é enorme...

12 dezembro 2011

Gaby Amarantos...



Passei a minha infância em uma cidadezinha, chamada Castanhal, no estado do Pará. Naquela terra aprendi a ler e a escrever, dançar o carimbó, tomar tacacá, açaí com farinha de tapioca e comer pupunha. Brinquei em rios e no mar com minhas irmãs. Nossa casa tinha um quintal imenso. Ali brincávamos em volta das árvores. Uma delas era o jambu enorme, de copa verde e frutos rosa e rosa pink. Tinha um pé de cacau, uma imensa roda de bananeira. Laranjeira, limoeiro e pupunha... Que saudade deste tempo cheio de cor, de cheiros e de alegrias.

De lá carrego o respeito pela diversidade da terra, da cultura e do povo. E para nunca esquecer daquela terra linda e colorida, meu irmão caçula é um legítimo paraense...

Aproveito para registrar minha indignação pela falta de investimento dos governos no estado do Pará. Com certeza a situação é muito mais séria do que a mídia tem mostrado. 

Para manter a alegria e a esperança de que tudo pode dar certo, assistam ao vídeo da Gaby Amarantos, cantora considerada a Beyoncé do Pará, que junto com outros artistas locais alavancou o tecnobrega paraense.


01 dezembro 2011

Vogue Paris: Kate Moss é David Bowie


Kate Moss encarnar o alter ego de David Bowie, Ziggy Stardust(1970), para a capa da edição do mês de dezembro de 2011 da Vogue Paris. 

23 março 2011

Who's Afraid of Virginia Woolf?



Quem tem medo de Virgínia Woolf? Filme de Mike Nichols, de1966(EUA).

Cleópatra...

Uma triste despedida...






Hoje o cinema chora por mais uma perda, a da atriz Elizabeth Taylor. Uma da grandes e eternas divas do cinema. Excelente atriz, uma linda mulher e uma figura engajada na luta contra a AIDS e outras causas humanitárias. Para seus fãs fica a eterna lembrança desta mulher forte, lutadora dona de um lindo par de olhos violeta, e a primeira atriz a receber um extraordinário cachê por sua participação no filme Cleópatra, do diretor Joseph L. Mankiewckz,  de 1963.  Clique aqui e veja mais fotos

13 março 2011

Jean-Charles de Castelbajac: do surrealismo ao rock´n roll...








Imagens site da revista Elle francesa.

Interessante documentário publicado pelo jornal francês Le Monde sobre o último desfile de Jean-Charles Castelbajac. Num desfile de moda pode-se ver também o dadaísmo, o surrealismo…Raoul Hausmann, Man Ray… e rock´n roll.
Para mais imagens do desfile Primavera/Verão 2011, clique aqui.